domingo, 22 de março de 2020

Jogo Assassino- Revisado


JOGO ASSASSINO




Estrelado por Carly Pope (série Popularidade), Adrian Paul (série Highlander), Ian McShane (série Deadwood) e Jay Baruchel (O Aprendiz de Feiticeiro)
Dirigido por Jesse Warn
Ano: 2003


Co-produção entre Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido que tem um elenco de rostos conhecidos da tv americana, uma história de suspense guiada pelas charadas que os personagens tem que desvendar, é interessante embora o roteiro force muito a barra para que os acontecimentos sigam o padrão criado para o jogo, algo parecido com Jogos Mortais (resenha aqui), já que aqui as pistas certas surgem para os personagens certos na hora certa.





Jogo Assassino custou cerca de três milhões de dólares, foi filmado no Canadá incluindo locações em uma estação de metrô abandonada em Toronto, a produção foi indicada a Melhor Filme, Diretor e Roteiro no New Zealand Film Awards de 2003. Esse foi o primeiro e até agora único filme do diretor Jesse Warn, ele acabou se especializando em dirigir séries de tv, já comandou episódios de seriados como Spartacus, Mentes Criminosas, Supergirl, Arrow, Os Originais, Riverdale, Diários de Um Vampiro, True Blood e V: Visitantes.




A atriz Carly Pope que vive a protagonista Sara Novak nasceu em 28 de agosto de 1980 em Vancouver no Canadá onde foi criada e estudou para ser dançarina antes de começar a atuar no teatro durante o ensino médio onde participou de peças como Um Estranho Casal e Sonhos de Uma Noite de Verão interpretando Titânia.




Carly estreou no cinema em 1998 interpretando uma líder de torcida no terror Eu Estou Esperando Por Você (1998) seguido de filmes como Comportamento Suspeito (1998), Dias Melhores Virão (1999), Alienígenas do Oeste Selvagem (1999) e Quebrando o Gelo (2000).




Em 1999 Carly foi escalada para o papel que a tornou conhecida, a estudante Sam McPherson da série Popularidade (1999-2001), um excelente drama adolescente sobre o dia a dia e os problemas de jovens no colégio Kennedy High. A vida de todos muda quando o pai da popular Brooke McQueen interpretada por Leslie Bibb de Homem de Ferro (2008) fica noivo da mãe da impopular Sam McPherson forçando os dois grupos a se aproximar gerando conflitos e novas amizades, Carly foi indicada ao Teen Choice Awards 2000 por sua atuação.




Após o fim da série, Carly seguiu atuando em diversos filmes como A Casa de Vidro (2001), Correndo Atrás do Diploma (2002), Núpcias de Sangue (2003), O Casamento da Minha Namorada (2004), Os Estagiários (2004), Tudo Por Dinheiro (2005), Sombra da Morte (2007), 24 Horas- A Redenção (2008), Swat- Comando Especial 2 (2011), Emboscada (2013), Elysium (2013), Menino Perdido (2015) e Double Holiday (2019).




Na tv Carly esteve no elenco dos seriados The Collector (2004-2005) como Maya Kandinski papel que lhe rendeu o Prêmio Leo Awards de Atriz Coadjuvante em Série de TV; Dirt (2007) como Garbo; Outlaw (2010) como Lucinda Pearl; The Tomorrow People (2013-2014) como Morgan Burke; Suits- Homens de Terno (2016-2017) como Tara Messer e Arrow (2016-2017) como Susan Williams. Como convidada esteve em 24 Horas, O Homem Elétrico, A Montanha, Tru Calling, The 4400, Californication, Rush- Medicina Vip e Ponto Cego. 




A história começa com o detetive Jeff Novak interrogando Emily, uma mulher que foi presa por tentar matar uma criança. Duas semanas antes conhecemos o enigmático Vern, que é dono de uma loja de quadrinhos, ele cria charadas para desafiar seus fregueses e dessa vez quem irá participar do seu jogo é a jovem Sara Novak, filha do detetive do inicio da história.




Sara vai até uma fábrica abandonada onde ela consegue vencer o desafio. Na escola ela é paquerada pelo nerd Curran que acredita que ela esconde algum segredo. Sara anda pelo cidade procurando pistas em seu jogo o que deixa seu pai preocupado e ele lhe dá um frasco de spray de pimenta para se defender.




A relação entre Vern e Sara é estranha já que eles acham que existem uma sociedade secreta que se comunica através de charadas, inclusive a prisioneira Emily supostamente faria parte desse jogo e Sara resolve investigar o passado dela.




Aparentemente Sara não tem muito juízo já que ela invade os túneis do metrô durante a madrugada para seguir uma charada, ela é perseguida mas acaba sendo um mal entendido porém antes de ir embora ela vê um homem misterioso que estava observando tudo.




Na escola Sara procura por Curran mas ele sumiu, ela acha uma mensagem do homem misterioso dizendo que a viu no túnel, ela acha que foi Curran que deixou o recado e decide seguir as pistas, Vern também encontra pistas na sua loja e eles entram no mesmo jogo de adivinhação.




Sara chega até uma construção abandonada onde encontra várias mensagens e encontra o corpo de Curran pendurado, Vern que também desvendou o enigma chega a seguir e encontra Sara e o garoto morto. Sara quer ir a polícia mas Vern a convence a não fazer isso já que os dois estavam envolvidos no jogo e seriam os suspeitos da morte.




Sara e Vern tentam descobrir o que está acontecendo, na verdade ela está há muito mais tempo envolvida nesse jogo respondendo as charadas que são deixadas no metrô, os dois brigam mas tem que se unir se quiserem resolver esse enigma que pode custar a vida dos dois.




A criminosa Emily assume a culpa pela morte de Curran e diz onde o corpo dele está e a polícia encontra o jovem morto, ela pede para falar com o detetive Novak e nesse ponto o filme chega onde na cena onde ele começou, ela quer provocar o detetive já que sabe que a filha dele faz parte desse intrincado jogo.




Se o resumo parece confuso é porque a história também é complicada, em vários momentos não dá pra entender a lógica que guia as ações dos personagens ou a ingenuidade deles andarem por locais escuros só pra desvendar uma charada, mais impressionante que isso só o fato de nada acontecer com eles nesses locais. A reviravolta final não ajuda muito o filme que, se por um lado é confuso, por outro ele consegue criar um clima de tensão permanente que nos leva a querer assistir até o fim para ver o que vai acontecer com esses personagens tão inconsequentes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário