sábado, 2 de fevereiro de 2019

A Voz da Honra


A VOZ DA HONRA




Estrelado por Victor Mature (Sansão e Dalila) e Jay Silverheels (série O Cavaleiro Solitário)
Dirigido por H. Bruce Humberstone
Ano: 1948


Faroeste estrelado pelo astro Victor Mature, ator conhecido por suas atuações nos épicos Sansão e Dalila (1949), O Manto Sagrado (1953) e Démetrius e Os Gladiadores (1954) e dirigido por H. Bruce Humberstone que antes havia feito quatro filmes do personagem Charlie Chan, ele também comandou o excelente faroeste Arizona Violenta (1955) estrelado por Randolph Scott.







No de 1880 o território de Furnace Hills vive sob tensão devido aos ataques dos índios apaches liderados por Little Dog. Para proteger a cidade é enviado uma caravana com reforços e suprimentos porém eles recebem uma mensagem do general Fletcher Blackwell que ordena o retorno imediato dos soldados. O capitão Walsh considera isso muito estranho mas obedece as ordens e deixa o comboio seguir sozinho em um território dominado pelos pele vermelhas.




O comboio chega até o forte onde os soldados abrem os portões sem ao menos verificar as carroças, grande erro já que os índios tomaram o comboio e prepararam uma armadilha ao estilo do Cavalo de Troia. Os apaches pegam os soldados desprevenidos, o ataque vira um massacre, todos no forte são mortos e o local é incendiado.




Após esse ataque o congresso decide expulsar os índios do território que é liberado para a chegada de colonos que logo formam novas cidades, a mais próspera é Furnace Creek enquanto isso o exército abre uma corte marcial contra o general Blackwell sobre o massacre do forte. Blackwell nega ter enviado a ordem para os soldados se retirarem mas o testemunho do capitão Walsh garantindo que foi ele quem escreveu a mensagem o deixa em maus lençóis.




O capitão Rufe Blackwell, filho do general tenta defendê-lo na corte mas durante o interrogatório o general sofre um ataque cardíaco e morre antes do veredito, de toda forma ele fica com a reputação de traidor e cúmplice do massacre. Seu outro filho, Cash Blackwell está afastado da família há anos mas quando descobre a história ele decide limpar o nome do pai e pra isso ele vai átras de Walsh cujo testemunho incriminou seu pai.




Cash descobre que Walsh deu baixa do exército e foi morar em Furnace Hills, ele vai até a cidade onde se apresenta com o nome falso de Tex Cameron. Ele conhece o bêbado local Peaceful Jones, os dois vão ao saloon onde Tex encontra Walsh, o ex soldado virou um bebum que afoga seus problemas na garrafa.




Tex salva a vida de Walsh graças a sua rapidez no gatilho e isso deixa o gerente do saloon impressionado tanto que ele é contratado como guarda costas pra manter a ordem no bar. Tex vai ver o que restou do forte e no local ele conhece a bela Molly Baxter que foi visitar o túmulo do pai. Os dois se dão bem mas Molly culpa o general Blackwell pelo morte de seu pai e Tex não lhe conta que ele era seu pai.




Walsh tenta deixar a cidade mas é impedido de todas as formas o que Tex acha muito estranho. O dono do saloon, sr. Leverett retorna a cidade após tratar de negócios relacionados a suas minas, ele foi informado que o exército irá retornar a Furnace Creek o que pode atrapalhar seus planos já que descobrimos que ele se aliou aos índios para expulsar o exército do forte, foi Leverett quem armou o massacre para poder explorar as minas de prata no território indígena.




O capitão Walsh fez parte do plano com seu falso testemunho mas ele se arrependeu e agora está jurado de morte por Leverett e seus homens. Cash tem uma grande surpresa quando seu irmão Rufe chega a cidade, os dois não se falam há anos e não se dão bem porém eles estão na cidade com o mesmo objetivo que é provar a inocência do pai.




Tex vai almoçar no café onde Molly trabalha e ela fica decepcionada quando descobre que ele está trabalhando no saloon de Leverett. Walsh vai deixar a cidade a noite mas ele sofre uma emboscada, ele consegue chegar até o café onde escreve uma confissão pouco antes de ser baleado. Quando Molly chega ao local ela vê Rufe próximo ao morto, ele foge com o bilhete da confissão mas torna-se o principal suspeito do assassinato.




Cash consegue tomar a confissão do irmão pouco antes dele ser preso. Rufe vai a julgamento mas Leverett arma tudo para ele ser condenado indicando o juiz, o júri e as testemunhas. Cash sabe que o irmão não tem chance então ele arma um plano com Peaceful para que os dois escapem durante o julgamento.




Conforme o arranjado, Rufe é declarado culpado mas ele e Cash conseguem escapar. Como estão com a confissão de Walsh, Leverett tem que pegá-los antes que a entreguem as autoridades então ele chama todos do seu bando para perseguir os irmão. Durante a fuga Cash e Rufe se separam, enquanto Rufe foge pra chamar o exército, Cash se esconde nos restos do forte onde será travado a batalha final em nome da honra.




Bom faroeste em preto e branco com uma história de redenção e honra, Victor Mature está muito bem como o cowboy Cash Blackwell, pena ele ter atuado em poucos filmes do gênero. Jay Silverheels, futuro Tonto da série O Cavaleiro Solitário (1949-1957) tem uma participação não creditada como o chefe índio Little Dog, personagem que poderia ter sido melhor explorado. Não chega a ser um clássico mas tem bons momentos, vale a pena conhecer essa produção dos estúdios Fox.




Leia também filmes de faroeste:

Os Mensageiros do Perigo

Consciências Mortas

Cavaleiros da Bandeira Negra


Nenhum comentário:

Postar um comentário