ESTRELA DE FOGO
Estrelado por Elvis Presley (Ama-me Com Ternura) e Barbara Eden (série Jeannie é Um Gênio)
Dirigido por Don Siegel
Ano: 1960
Os filmes estrelados por Elvis Presley serviam apenas como veículo para suas músicas, eram histórias simples onde ele era o mocinho que se apaixonava e vivia algumas aventuras e confusões antes do final feliz, tudo servindo como desculpa pra ele cantar várias músicas ao longo da história, seus fãs adoravam esse estilo porém como cinema essas produções são bem fracas. Entre todos os filmes estrelados pelo cantor existe uma exceção, o faroeste Estrela de Fogo é um filmaço, um excelente roteiro, ótimos atores, situações polêmicas e dramáticas e uma inesperada boa atuação de Elvis que canta somente uma música o filme todo, ele ainda aceita ficar em segundo plano em vários momentos para que a história flua bem, prepare-se para uma agradável surpresa.
A história começa com os irmãos Pacer e Clint Burton chegando a sua fazenda onde seus amigos fazem uma festa surpresa para Clint com música e bolo e a presença de sua noiva Roslyn. Terminada a festa todos vão pra casa, a família Howard é atacada por índios, eles são assassinados e depois queimados. Somente Will consegue fugir, ele está machucado e se arrasta até as montanhas.
A família Burton é diferente, quando o pai Sam foi para o Oeste ele era viúvo e tinha um filho, Clint. Chegando ao local ele se apaixonou pela índia kiowa Neddy com que teve outro filho, o mestiço Pacer. Durante a noite a fazenda dos Burton recebe a visita do índio Chifre de Búfalo, o novo líder da tribo dos kiowas que quer conversar com eles mas Pacer pede que ele retorne durante o dia.
Na manhã seguinte Pacer e Clint vão até a cidade comprar munição e provisões, eles são recebidos com ódio pelos habitantes da cidade, eles ficam sabendo do massacre dos Howard e são vítimas do preconceito da população. A noite os cavaleiros da cidade fazem uma visita a casa dos Burton e pedem para que eles escolham um lado, ou estão com eles ou com os índios. Para salvar a vida de Pacer, Clint tem que atirar em um dos homens o que os torna inimigos dos habitantes da cidade.
Clint e seu pai saem para reunir seu rebanho que foi espantado pelos cavaleiros, eles descobrem que muitos de seus animais foram mortos por pura crueldade. Pacer e Neddy recebem a visita de Chifre de Búfalo e seus homens, Neddy acredita que pode impedir uma guerra então ela resolve ir falar com os anciões da tribo e Pacer vai com ela.
Na aldeia dos kiowas Neddy é vista com desconfiança por ter abandonado a tribo já Pacer é bem vindo e saudado como um grande guerreiro sendo convidado para lutar ao lado de seus irmão índios. Pacer consegue mais tempo para tomar a decisão sobre qual lado ele vai ficar, quando ele e sua mãe estão votando para casa com seu amigo Duas Luas eles são atacados por um atirador.
Foi Will Howard quem os atacou, ele sobreviveu esse tempo todo nas montanhas, ele mata Duas Luas e atira em Neddy antes de ser morto por Pacer. Neddy é levada até em casa mas ela está muito mal então Clint e Pacer vão até a cidade para buscar o doutor Philips.
Na cidade os irmãos são recebidos como inimigos e o doutor Philips se recusa a ir atender sua mãe. Para convencer o médico a ir com eles Pacer faz uma criança de refém, um momento realmente surpreendente, ver um mocinho fazer uma criança de refém ainda mais esse mocinho sendo o Elvis. Eles conseguem levar o médico e Roslyn vai junto para ajudar.
Chegando na fazenda eles descobrem que sua mãe acabou de morrer, a família faz o enterro e Pacer culpa o médico por sua morte já que eles demoraram para chegar devido a sua recusa. Como foi um branco que atirou em sua mãe e outro branco que não quis atendê-la, Pacer decide se unir aos kiowas, ele briga com Clint e deixa a fazenda.
Clint e Sam ficam sozinhos na fazenda, quando está cuidando dos cavalos Sam é morto por um grupo de índios que não o reconhece como pai de Pacer. Clint enterra o pai ao lado da mãe, essa guerra custou caro a família, ele quer vingança e sobe a montanha atrás dos kiowas.
Clint ataca um bando de índios do qual Pacer faz parte, quando descobre que está lutando contra o próprio irmão, Pacer troca de lado decidindo ajuda-lo. Clint leva uma flechada então Pacer tem que lutar sozinho contra os kiowas e enganá-los para poder salvar o irmão. Pacer consegue mandar o irmão em segurança para a cidade enquanto ele volta para a batalha final contra os kiowas.
Como dito anteriormente, esse é um filmaço. O diretor Don Siegel, o mesmo de sucessos como Perseguidor Implacável e Os Assassinos, conseguiu extrair uma grande interpretação de Elvis Presley em meio a um excelente elenco que inclui Barbara Eden, Dolores Del Rio, Steve Forrest, L.Q. Jones e John McIntire. O título Estrela de Fogo se refere a uma frase dita por vários personagens ao longo do filme: "estou morrendo, eu vi a estrela de fogo da morte", fazendo momentos tristes ficarem poéticos. Altamente recomendado, não deixe de assistir.
Leia também outros faroestes:
No Tempo das Diligências
Montana- Terra Proibida
Armado Até os Dentes
Leia também outros faroestes:
No Tempo das Diligências
Montana- Terra Proibida
Armado Até os Dentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário