segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Apartamento 1303


APARTAMENTO 1303




Dirigido por Ataru Oikawa
Ano: 2007


Produção japonesa de terror, um filme lento que demora para apresentar os personagens e pra mostrar o que está acontecendo na história, se o espectador tiver paciência com essa lentidão ficará satisfeito com o final onde a verdade e os fantasmas aparecem.





Uma garota se muda para o bairro de classe média alta de Shonan em Tóquio, ela vai morar em um prédio na beira da praia no apartamento 1303, ela escuta um barulho estranho no armário e quando vai ver ela é surpreendida por algo que a joga do prédio e ela cai na frente do namorado e de uma garotinha que também mora no local.




A seguir acompanhamos a chegada de Sayako, a nova inquilina do apartamento, ela está se mudando com a ajuda de vários amigos e acontece o mesmo que houve com a garota anterior. Ela escuta barulhos estranhos no armário e começa a se comportar de maneira bizarra, come a ração do cachorro e tem espasmos antes de se atirar do terraço para a morte, a mesma garotinha presencia a sua queda e fica com seu urso de pelúcia.




No funeral de Sayako conhecemos sua irmã Mariko que não acredita que a irmãzinha pudesse se matar, sua mãe está desconsolada com a morte da filha e entra em um quadro de depressão. Mariko vai até o apartamento da irmã para arrumar suas coisas e lá ela conhece a garotinha que é sua vizinha, uma menina estranha que tem uma mãe mais estranha ainda.




Mariko encontra um brinco perdido no apartamento e escuta estranhos barulhos por lá, ela também descobre uma estranha presença nas fotos da irmã, possivelmente um fantasma. Mariko passa a noite no apartamento 1303 onde não lhe acontece nada, no outro dia ela entrega o apartamento.




Mariko vai conversar com o detetive Sakurai que lhe revela que cinco pessoas que moraram no apartamento 1303 se mataram, todas eram jovens que estavam indo morar sozinhas pela primeira vez. O detetive conta a história do local onde uma jovem tímida chamada Yukio morava com a mãe e sofria abusos e humilhações até o dia em que ela mata a mãe e esconde o corpo dela por seis meses no armário até o dia em que chega a ordem de despejo por falta de pagamento e ela se mata se atirando do prédio.




Mariko pesquisa o caso e descobre os detalhes da vida da jovem Yukio com a mãe e depois Mariko recebe uma estranha ligação da irmã pedindo ajuda do além. Alguns jovens alugam o apartamento sem saber das mortes que ocorreram no local, algo que o inescrupuloso corretor sempre esquece de mencionar, eles são atacados pelo espírito de Yukio na melhor cena do filme.




Mariko descobre que o apartamento está habitado, ela vai até lá bem na hora em que os corpos das jovens atacadas estão sendo retirados e ela resolve entrar no apartamento para tentar desvendar esse mistério de uma vez por todas já que ela acha que o espírito da irmã também está preso no local.




Um filme extremamento lento e confuso mesmo para os padrões orientais, as surpresas do roteiro são boas mas fica tudo para os minutos finais então até lá temos que acompanhar outras tramas nem sempre interessantes. De toda forma é uma produção razoável que foi refilmada em Hollywood com Mischa Barton e Rebecca De Mornay nos papeis principais em um filme massacrado pela critica.




Leia também filme de terror japonês:

Ju-On- O Grito




Nenhum comentário:

Postar um comentário