sábado, 20 de abril de 2019

Sangue no Farol


SANGUE NO FAROL




Dirigido por Bert I. Gordon
Ano: 1960


Suspense psicológico dirigido por Bert I. Gordon, um especialista em filmes B que tem no currículo produções como O Rei Dinossauro (1955), A Maldição do Monstro (1957), O Incrível Homem Atômico (1957), A Maldição da Aranha (1958), A Cidade dos Gigantes (1965), O Feiticeiro (1972), Testemunha do Diabo (1981) e Força Satânica (1990). Bert tem 96 anos e mora em sua cidade natal, Kenosha em Winsconsin.







Tom Stewart é um pianista de jazz que mora em uma pequena ilha na Califórnia, ele está prestes a se casar com a jovem milionária Meg Hubbard porém recebe a visita de sua ex namorada, a cantora Vi Mason que segue apaixonada por ele e deseja reatar o namoro.




Tom leva sua ex namorada ao farol abandonado da ilha onde Vi ameaça chantagear Tom com suas antigas cartas de amor o que pode causar um escândalo em seu relacionamento e também em sua vida profissional já que ele está prestes a estrear como músico no prestigiado Carnegie Hall.




Tom fica acuado mas o destino lhe dá uma mãozinha quando Vi sofre um acidente no alto do farol, ela fica pendurada a beira da morte e Tom a deixa cair no mar, isso aparentemente resolve todos os seus problemas.




No da seguinte, Tom vai a praia procurar o corpo de Vi onde ele tem uma estranha visão, Tom tenta se convencer que não foi culpado pela morte da jovem, difícil acreditar nisso. Meg acha o comportamento de Tom estranho, ele sente uma presença no farol e depois vê três marcas de pegadas na praia onde estava passeando com a noiva, será que Vi o está assombrando?




Tom está cada vez mais distraído, ele briga com Meg e não dá atenção a sua pequena cunhada Sandy e depois se aconselha com a sra. Ellis, a empregada cega dos Hubbard que lhe conta uma estranha história sobre o fantasma de um garoto e seu cachorro que retornaram para assombrar a casa onde moravam, Tom acha que pode estar acontecendo o mesmo com ele.




Tom tem um pesadelo onde é visitado pelo fantasma de Vi que lhe diz que não irá deixá-lo em paz mas ele decide que seguirá em frente com o casamento, ele se desculpa com Meg e vai a sua casa onde descobre que seu vestido de noiva foi estragado com algas, o mesmo que aconteceu na história de fantasmas da sra. Ellis.




A sra. Ellis acredita que tem um espírito atras de Tom então então ela vai até o farol pra pedir que ela vá embora, uma má ideia que quase custa sua vida. Sandy encontra o colar de Vi na praia onde aparece um estranho marinheiro que está a procura de Tom, seu nome é Nick e ele está atrás de Vi, foi ele quem a levou a ilha e ela ficou lhe devendo dinheiro.




Tom lhe paga a dívida mas quando o astuto marinheiro descobre que ele estava traindo a noiva rica ele vê a oportunidade de ganhar muito mais dinheiro chantageando Tom que novamente se vê em uma situação complicada.




Durante uma festa com os amigos, Tom e Meg tiram uma foto onde aparece o espírito de Vi porém só ele consegue ver, todos estão preocupados com seu estranho comportamento. Em casa Tom recebe a visita do espírito de Vi, ou melhor dizendo, de sua cabeça falante, ela não irá deixá-lo em paz enquanto não conseguir arruinar com o casamento.




Tom cede a chantagem de Nick, eles vão ao farol negociar o valor do pagamento mas lá ele recebe a visita do espírito de Vi que o incentiva a matar Nick senão ele sempre estará nas mãos desse chantagista e Tom acaba assassinando o aproveitador e se livra de seu corpo, o que ele não imaginava é que a pequena Sandy estava escondida no farol e ouviu tudo.




Sandy não sabe o que fazer, ela não conta nada a irmã Meg mas decide conversar com Tom que lhe diz que um bom amigo sempre deve ajudar o outro então ela decide manter segredo. Durante o casamento coisas estranhas acontecem o que deixa Tom cada vez mais paranoico, seus segredos estão vindo a tona, o que ele pode fazer pra retomar sua vida?




Destaque no elenco para a presença de Joe Turkel como o chantagista Nick, ele ficou conhecido pelo papel do barman Lloyd no clássico O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick, também esteve em Glória Feita de Sangue (1957), O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966), O Dirigível Hindenburg (1975), Blade Runner- O Caçador de Androides (1982) e O Lado Sombrio da Lua (1990), ele está com 91 anos e mora em Santa Mônica na Califórnia já a atriz que interpreta a pequena Sandy é Susan Gordon, filha do diretor que teve uma curta carreira como atriz dos 9 aos 17 anos, ela atuou em quatro filmes do pai além de vários episódios de series de tv, ela faleceu em 2011 aos 62 anos de câncer na tiroide.




Um suspense em preto e branco interessante, sua curta duração de 75 minutos deixa a história mais dinâmica e envolvente. Os efeitos especiais do fantasma são bem bolados levando em conta ser uma produção de baixo orçamento dos anos 60, no geral é uma boa história que consegue prender a atenção do espectador até o fim.




Leia também filmes B:

A Terra Que o Tempo Esqueceu

13 Fantasmas

O Monstro do Mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário