terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Top Five- Steven Spielberg


TOP FIVE 

STEVEN SPIELBERG




Os cinco melhores filmes de Steven Spielberg (entre os que eu assisti).






5 - Parque dos Dinossauros (1993)




O bilionário dr. John Hammond utiliza a engenharia genética para criar a mais espetacular atração do mundo, o Parque dos Dinossauros onde essas lendárias criaturas são revividas graças a alta tecnologia. Antes da inauguração ele convida os paleontólogos Alan Grant e Ellie Satler, o matemático Ian Malcolm e seus dois netos Tim e Lex para visitar o local e provar que é seguro para todos os turistas mas as coisas saem do controle e agora eles serão caçados por essas criaturas pré históricas incluindo o mais temido dos dinossauros, o poderoso Tiranossauros Rex. Baseado no livro de Michael Crichton, esse é um filme fantástico que conseguiu recriar os dinossauros com uma perfeição nunca vista antes. Muito suspense e aventura, excelentes atuações, um ótimo roteiro e a direção segura de Spielberg no auge do talento, um campeão de bilheteria que rendeu várias continuações, um clássico moderno.




4 - Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)




Em 1936 o arqueólogo e aventureiro Indiana Jones é contratado pelo governo americano para encontrar a Arca da Aliança, relíquia religiosa onde estariam guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos e que seria fonte de poderes incalculáveis. Acompanhado pela ex namorada Marion, Indy enfrentará todos os tipos de perigos, de sanguinários nazistas que procuram o tesouro para dominar a mundo a templos cheios de armadilhas e serpentes venenosas. Uma das melhores aventuras do cinema, esse filme recriou todo o charme das antigas matinês com uma história cheia de perigos e surpresas onde tudo pode acontecer, trilha sonora inesquecível com sua música tema que virou sinônimo de aventura e a criação de um personagem inesquecível. Indiana Jones tornou-se um dos maiores heróis do cinema com sua coragem, carisma e cara de pau, Harrison Ford está perfeito como Indy que retornaria em mais três divertidas aventuras.




3 - O Resgate do Soldado Ryan (1998)




Durante a Segunda Guerra Mundial, o alto comando do exército descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos. O Capitão John Miller comandará um grupo de sete homens que é designado para salvar o último soldado da família Ryan ainda vivo para mandá-lo de volta pra casa porém é preciso descobrir onde ele está percorrendo diversas regiões do território em guerra. Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos, uma antipatia crescente pelo soldado que não conhecem e seus próprios medos. Um relato brutal da Segunda Guerra Mundial, a cena do desembarque na Praia de Omaha, o Dia D é uma verdadeira carnificina com sangue, tripas, explosões e tiros pra todos os lados, impossível não ficar impressionado com tamanho realismo. Depois desse início impactante o filme segue com uma saga mais intimista com excelente desenvolvimento dos personagens do pelotão, todos interpretados por ótimos atores com destaque para Tom Hanks e Tom Sizemore, ainda assim surgem momentos de violência e morte a todo momento. Para os fãs de filmes de guerra essa é uma produção obrigatória, Spielberg conseguiu capturar toda brutalidade e crueldade da guerra. 




2 - Tubarão (1975)




Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia e dos banhistas, o xerife local Martin Brody pede ajuda ao ictiologista Matt Hooper e ao veterano pescador Quint para caçar o animal mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam. Tubarão foi um arrasa quarteirão que inaugurou a temporada de verão, época mais rentável do cinema americano, um suspense de arrepiar que transformou os tubarões nas criaturas mais temidas dos mares. Spielberg conseguiu transformar o orçamento apertado e as dificuldades em filmar no mar em uma oportunidade para criar todo o clima de tensão com a ajuda da inesquecível trilha sonora de John Williams, o tema do ataque do tubarão virou sinônimo de perigo. Tubarão é um filme que envelheceu muito bem, continua tão arrepiante e surpreendente quanto na época de seu lançamento.




1 - E.T.- O Extraterrestre (1982)




Um alienígena é deixado para trás por seus companheiros, sozinho na Terra ele encontra um garoto de 10 anos chamado Elliot que o acolhe. Apesar de estranho, esse ET é muito simpático e atrapalhado e conquista também os irmãos de Elliot, Gertie e Michael, agora eles terão que proteger a adorável criatura dos agentes do governo que querem capturá-lo para transformá-lo em cobaia de seus experimentos então as crianças farão de tudo para ajudar o ET a retornar para sua casa. Uma das mais belas histórias de amizade do cinema, essa divertida aventura conquistou as plateias de todo mundo encantando a todos com a inocência das crianças e do alienígena, o que ele tem de feio ele tem de simpático. ET é um filme indicado para toda a família, uma obra prima de Steven Spielberg.




Leia também outros top five:


Os cinco melhores filmes de Tom Hanks

Os cinco melhores filmes de Liv Tyler

Os cinco melhores filmes de John Wayne


2 comentários:

  1. Eu adoro o trabalho todo do Spielberg, sou suspeita pra falar, principalmente os de ficção. Jogador n1 é muito divertido! Tinha escutado muitos elogios e depois de ver devo de dizer que realmente essa animação é excelente e muito criativa. O filme é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura, como todos os filmes do steven spielberg . Filme maravilhoso em todos os aspectos. Tem uma grande animação e uma trilha sonora muito bem elaborada. É um filme feito para crianças, mas seguramente vai agradar aos adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos maiores diretores da história do cinema. Não gostei muito desse filme, achei Jogador n° 1, achei confuso e com personagens pouco carismáticos, por isso não entrou nessa lista, enfim é o gosto de cada um.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir