domingo, 27 de maio de 2018

Top Five - Jean Claude Van Damme


TOP FIVE 

JEAN CLAUDE VAN DAMME




Os cinco melhores filmes de Jean Claude Van Damme (entre os que eu assisti).








5 - Kickboxer- O Desafio do Dragão (1989)




Kurt Sloane é um jovem lutador que ajuda o irmão mais velho Eric nos treinos de kickboxing. Eric torna-se campeão mundial dos pesos pesados e decide ir até a Tailândia para enfrentar o invicto Tong Po em uma luta brutal onde ele perde e acaba ficando paralitico. Em busca de vingança, Kurt treina muay thai com o mestre Xia Chow até estar preparando para desafiar o perigoso Tong Po. Um dos primeiros sucessos de Van Damme, as cenas de lutas e dos treinamentos são ótimas mas o que ficou marcado foi a dancinha do personagem, Van Damme a repete até hoje em programas de tv. 




4 - O Legionário (1998)




Na Marselha dos anos 20, o lutador de boxe Alain Lefevre vence uma luta que ele deveria entregar. Para fugir dos gangsteres que querem sua morte, ele se alista na Legião Estrangeira sendo enviado para o deserto do Marrocos onde terá que enfrentar a dureza da legião, revolucionários liderados pelo cruel Abd el-Krim e pistoleiros que foram enviados para matá-lo. Nesse ambiente de guerra, Lefevre irá aprender lições de honra, amizade e coragem ao lado de seus companheiros de armas. Mais um drama que um filme de ação, Van Damme sai-se bem ao lado de um competente elenco nessa segunda incursão do ator como legionário, a primeira foi em Leão Branco- O Lutador Sem Lei (1990) onde ele interpreta um legionário que foge para a América onde vira um lutador de rua, o inverso dessa produção.



3 - Soldado Universal (1992)




Durante a Guerra do Vietnã os soldados Luc Deveraux e Andrew Scott entram em conflito devido ao comportamento psicótico de Scott e acabam mortos em combate. Seus corpos são preservados criogenicamente para um projeto secreto do governo que cria soldados cibernéticos chamados de Soldados Universais, perfeitas máquinas de matar, destruir e obedecer. Após uma das operações secretas, a memória de Deveraux começa a retornar e ele conta com a ajuda da repórter Veronica Roberts para descobrir a verdade sobre essa operação ao mesmo tempo em que enfrentará novamente seu grande inimigo. Ficção científica de primeira que reúne dois dos maiores nomes do gênero na época, Van Damme e Dolph Lundgren sob o comando de Roland Emmerich, futuro diretor dos blockbusters Stargate (1994), Independence Day (1996), O Dia Depois de Amanhã (2004) e 2012 (2009).




2 - Cyborg- O Dragão do Futuro (1989)




Século 21. Após uma guerra atômica os poucos sobreviventes são ameaçados por uma praga mortal. Apenas Peral Prophet, uma criatura meio humana, meio robô possui conhecimento para criar uma vacina mas ela é capturada pelos Flesh Pirates, um grupo de canibais que pretende ficar com o antídoto só pra eles e assim dominar o mundo. A última esperança da humanidade é o guerreiro Gibson Rickenbacker, um homem que no passado teve a esposa assassinada e a filha capturada pelos Pirates e que está em busca de vingança. Ficção pós apocalíptica extremamente criativa e violenta que soube usar o baixo orçamento a seu favor, um filme imperdível para todos os fãs de filmes B. 




1 - O Alvo (1993)




A advogada Natasha Binder está em busca do pai que despareceu em Nova Orleans. Ela contrata o estivador Chance Bondreaux para ajudá-la e eles descobrem que ele foi vítima de uma quadrilha que caça pessoas por esporte liderados pelo sádico Emil Fouchon. Chance decide enfrentar essa organização então ele se torna o alvo dos mais perigosos caçadores em um safári mortal. Estreia em Hollywood de John Woo, mestre dos filmes de ação de Hong Kong, aqui ele consegue demostrar todo seu estilo e criatividade em um filme cheio de suspense e ação. Van Damme nunca foi tão bem dirigido quanto nessa produção, pena que eles nunca mais trabalharam juntos.




Leia também filmes de Jean Claude Van Damme:

Osso Duro

Leão Branco- O Lutador Sem Lei

Seis Balas

Retroceder Nunca, Render-se Jamais


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Van Damme tem ótimos filmes, claro que também atuou em muitas produções ruins mas acho que o saldo é positivo.

      Excluir