sábado, 21 de abril de 2018

Retroceder Nunca, Render-se Jamais


RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS




Estrelado por Jean Claude Van Damme (Desafio Mortal)
Dirigido por Corey Yuan
Ano: 1986


Filme de kickboxer que tornou-se célebre por trazer o astro Jean Claude Van Damme em um de seus primeiros papéis no cinema, curiosamente interpretando o vilão algo que seria raro em sua carreira. Na verdade antes desse filme ele foi creditado em quatro produções sempre como extra incluindo o sucesso Braddock- O Super Comando de 1984, aqui é a primeira vez que ele se destaca em cena mesmo tendo um pequeno papel ao contrário do que a capa do dvd faz parecer.






Também vale mencionar os dois atores principais do filme: Kurt McKinney que interpreta o protagonista Jason foi campeão de kickboxing amador em Kentucky antes de ir para o cinema sendo que esse foi seu maior papel. Ele também atuou com Cynthia Rothrock em Sede de Vingança (1996) e com Bradley Cooper em Quebrando Todas as Regras (2002) além de fazer participações nas séries Alf- O ETeimoso, O Homem Que Veio do Céu, Blue Bloods e Power, seguindo na ativa até hoje. Já J.W. Fails que interpreta R.J. atuou em Vendetta (1986) e com Molly Ringwald em Mais ou Menos Grávida (1988) além de fazer participações nas séries Anjos da Lei, O Homem Que Veio do Céu e Tudo em Família, seu último crédito como ator é de 1994.




O sensei Tom Stillwell possui uma academia de karatê em Los Angeles e um dos alunos mais empolgados é seu filho Jason que na verdade é um fã de kung fu e do astro Bruce Lee. Um grupo de criminosos está querendo usar academias de lutas como fachada para seus negócios ilícitos e fazem uma oferta para Tom que se recusa a se aliar a esses bandidos.




Os mafiosos não aceitam a recusa então mandam seu capanga Krashinski, O Russo para cima de Tom e em poucos golpes o vilão quebra a perna do mestre. Jason fica revoltado ao ver a cena mas não pode fazer nada já que não possui habilidade o bastante. Para fugir dos problemas, Tom decide sair da cidade e vai com a família para Seattle.




Logo no primeiro dia em Seattle Jason conhece RJ, um jovem que adora dançar. RJ leva seu novo amigo até o túmulo de Bruce Lee onde ele procura a sabedoria do mestre. Jason e RJ se envolvem em uma briga com o folgado Scott e sua turma de baderneiros mas conseguem se dar bem. Tom fica uma fera ao descobrir que o filho esteve brigando na rua e o coloca de castigo.




Jason matricula-se na academia do campeão Ian Reilly mas se dá mal já que Scott treina lá, o gordinho engana o professor Dean dizendo que eles brigaram porque Jason falou mal do karatê de Seattle. Jason tem que enfrentar o melhor lutador da academia, Frank que bate nele sem dó fazendo ele sair correndo da academia.




Jason vai ao aniversário de uma colega da escola, Kelly só para descobrir que ela é irmã de Ian e namorada de Dean. Jason se dá mal de novo e dessa vez ele apanha na frente de todos da escola e da garota que ele gosta. Enquanto isso os mesmos bandidos de Los Angeles chegam até Seattle e ameaçam Ian caso ele não ceda sua academia para os bandidos.




Tom proíbe o filho de treinar enquanto ele não controlar seu temperamento e parar de brigar então Jason leva suas coisas para uma casa abandonada onde recebe uma visita muito especial. Em uma cena surreal, o finado Bruce Lee aparece em uma luz brilhante, ele ouviu os apelos de Jason e voltou dos mortos para treiná-lo.




O treinamento de Bruce Lee é pesado mas aos poucos Jason começa a entender os ensinamentos do mestre o que só melhora seu estilo de luta. Tom está trabalhando em um bar onde enfrenta um desordeiro, na saída do serviço ele é cercado por ele e seus amigos mas é salvo por Jason que chega na hora certa e surpreende o pai com suas novas habilidades de luta.




Para evitar que sua academia seja tomada pelos bandidos, Ian promove um combate de Full Contact entre sua academia Seattle Sidekicks e a academia Manhatten Maulers de Nova York que é comandada pelos mafiosos. Serão três lutas mas os bandidos mudam as regras, eles terão um lutador no ringue e basta que Seattle ganhe uma luta para vencer o desafio.




Que irá lutar é o temido Krashinski, O Russo que derrota facilmente Frank e Dean. O campeão Ian Reilly faz um bom combate mas também não é páreo para ele até que entra em cena Jason. O jovem está com sede de vingança e dessa vez ele está melhor preparado, quem irá vencer esse grande combate?




Um filme nostálgico, essa produção fez parte da infância de muitos, assisti várias vezes na Record mas esse é o tipo de filme que passou em vários canais. Não chega a ser um grande filme mas ficou para a história pela participação de Van Damme. Teve uma continuação Retroceder Nunca, Render-se Jamais 2 (1987) com Loren Avedon e Cynthia Rothrock  que não tem nenhuma relação com o primeiro filme.




Leia também filmes de Jean Claude Van Damme:

Seis Balas

Leão Branco- O Lutador Sem Lei

Osso Duro




Nenhum comentário:

Postar um comentário