segunda-feira, 3 de julho de 2017

Ladrão Que Rouba Ladrão


LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO




Estrelado por Stan Laurel e Oliver Hardy
Dirigido por Malcolm St. Clair
Ano: 1943


Um dos últimos filmes feitos pela lendária dupla O Gordo e O Magro, depois dessa produção eles atuariam juntos em somente mais três filmes. Na época do lançamento do filme Hardy estava com 51 anos enquanto Laurel tinha 53 anos, o peso da idade já estava refletido em seu humor que era predominantemente físico. Aqui eles fazem menos acrobacias e quedas do que estamos acostumados a ver nos filmes da dupla utilizando mais o humor verbal com a inocência da época.






Os amigos Ollie e Stan se meteram em uma bela enrascada, eles pegaram um atalho pelo meio do deserto onde acabam ficando sem gasolina, tudo que eles encontram são um posto de gasolina desativado e carros que passam a toda velocidade com medo de parar para dois estranhos.




A sorte de nossos heróis muda quando o vigarista Chester Wright passa pelo lugar e resolve ajudá-los com suas milagrosas pílulas que transformam água em gasolina, uma balela que nossos ingênuos heróis caem. Chester propõe uma sociedade a Ollie e Stan para a venda desse milagre da ciência e eles acreditam no malandro.




Ollie e Stan formam a única orquestra de duas pessoas do mundo, eles tem um divertido mecanismo que permite a eles tocar vários instrumentos ao mesmo tempo e eles agitam uma cidadezinha na melhor cena do filme, alias essa orquestra de só dois homens deveria ter sido mais explorada na produção.




Após o show os amigos vão vender as pílulas de Chester mas a população desconfia desse milagre porém Chester está preparado para casos como esse e eles dão no pé. Chester conhece a bela Susan Cowan, uma jovem que herdou dez mil dólares de uma tia rica mas ele reconhece um dos banqueiros que fez negócio com ela, é o conhecido trambiqueiro Lionel.




Chester convence Susan a ir até seu advogado para conferir se o dinheiro está lá onde ela descobre que foi enganada, o envelope está cheio de jornal. Chester se propõe a ajudar Susan a recuperar o dinheiro roubado e para isso irá contar com a ajuda de Ollie e Stan.




Os três vão até o hotel onde o ladrão Lionel está, Ollie se apresenta como um rico empresário, Stan é seu mordomo e Chester o seu secretário. Lionel e sua esposa Dorcas armam um plano para conseguir tirar dinheiro do milionário mas ela se confunde e tenta seduzir Stan. quando ela descobre que se enganou faz ele se esconder debaixo do sofá quando Ollie chega.




Dorcas arma para Ollie até a chegada de seu marido que pega os dois no flagra. Lionel tenta extorquir dinheiro de Ollie mas eles tem um plano, eles se apresentam como detetives que prometem não prendê-los se eles devolverem o dinheiro. Lionel e Dorcas acreditam na história e devolvem cinco mil dólares para eles, a outra parte ficou com seu sócio, Malcolm Bennet.




Malcolm é dono de um bar e para se aproximar dele Susan consegue um emprego de cantora. Malcolm quer promover a carreira de Susan e para isso ele precisa de cinco mil doláres, ele pede financiamento para o mafioso Tony Queen mas ele não quer arriscar seu dinheiro no teatro.




Para conseguir recuperar a grana Chester cria um novo golpe, a tia de Susan irá investir os cinco mil doláres que ele pede juntando com os cinco mil que ele roubou ela irá conseguir seu dinheiro de volta. Para o plano dar certo Stan terá que se vestir como a tia de Susan em uma divertida representação do comediante no papel de mulher.




O plano parece perfeito, tudo o que eles tem que fazer é trocar o envelope com dinheiro por outro falso mas as trapalhadas dos dois amigos podem por tudo a perder e as coisa ficam mais perigosas quando o bandido Tony Queen entra no negócio, será que esse dois trapalhões vão conseguir sair dessa enrascada?




Um divertido filme da mais famosa dupla cômica do cinema, essa produção dos estúdios Fox também tem no elenco a cantora Vivian Blaine que foi muito popular na época tendo estrelado diversos musicais no teatro incluindo produções da Broadway, sua atuação mais famosa foi como Dona Adelaide em Guys and Dolls. 




Uma comédia ingênua e despretensiosa que vale a pena ser conhecida, a versão em dvd ainda tem como destaque a dublagem original para alegria dos nostálgicos.




Leia também comédias clássicas:

Ou Vai Ou Racha

Dois Tiras Fora de Ordem




Nenhum comentário:

Postar um comentário