segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Frankenfish- Criatura Assassina- Revisado


FRANKENFISH- CRIATURA ASSASSINA




Estrelado por Muse Watson (série Prison Break)
Dirigido por Mark A. Z. Dippé
Ano: 2004


Produção direta para o mercado de dvd feita pela Silver Nitrate, uma subsidiária da Columbia TriStar, esse é mais um filme com uma criatura mutante assassina só que feito como as produções antigas. A criatura foi feita através de efeitos de maquiagem e bonecos utilizando os efeitos por computador em poucas cenas, além disso tem uma grande quantidade de violência e cenas de nudez, algo que foi abandonado pelos filmes do gênero ultimamente que ficaram castos e com mortes rápidas e trazendo pouco ou nenhum sangue.




O filme foi vagamente inspirado em um acontecimento real quando peixes cabeça de cobra, uma espécie nativa da China, Coréia do Sul, Coréia do Norte e Rússia foi encontrada na cidade de Crofton, Maryland entre junho e julho de 2002. A espécie é considerada altamente voraz e agressiva com a fauna local, para acabar com a infestação as autoridades espalharam produtos químicos nos rios locais onde mataram seis peixes adultos e mais de mil filhotes.




Esse incidente inspirou três filmes, além de Frankenfish- Criatura Assassina (2004) os outros foram Mutantes Assassinos (2004) com Bruce Boxleitner e Carol Alt e Swarm of The Snakhead (2006) com Jamie Linck O'Brien, claro que em todos esses filmes a voracidade dos peixes vai além da fauna local atacando os seres humanos de forma mortal. Para saber mais sobre o caso foi produzido o documentário Fishzilla- Invasão do Cabeça de Cobra (2007) do National Geographic Channel.




O diretor Mark A. Z. Dippé nasceu em 9 de novembro de 1956 em Tóquio no Japão, filho de mãe chinesa e pai americano, na época eles serviam o exército americano no Japão, quando ele tinha dois anos seus pais voltaram para os EUA, ele cresceu em Anchorage no Alasca. Quando criança ele assistiu o filme A Mosca da Cabeça Branca (1958) com Vincent Price que o deixou fascinado e o levou a sonhar em trabalhar na área de efeitos especiais do cinema.




Com 17 anos Dippé formou-se em computação gráfica na Universidade da Califórnia em 1985, em 1988 ele conseguiu sua grande chance no cinema quando foi contratado pela ILM- Industrial Light and Magic onde participou da produção do filme O Segredo do Abismo (1989) e seguiu trabalhando em importantes filmes como De Volta Para o Futuro 2 (1989), Ghost- Do Outro Lado da Vida (1990), O Exterminador do Futuro 2- O Julgamento Final (1991), Parque dos Dinossauros (1993) e Os Flinstones- O Filme (1994) além de produções pós ILM como Atividade Paranormal 2 (2010), Atividade Paranormal 3 (2011), O Fada do Dente 2 (2012) é Águas Rasas (2016).




Em 1997 Dippé deixou a ILM para fundar sua companhia, a Pull Down Your Pants que começou com a adaptação do personagem dos quadrinhos Spawn- O Soldado do Inferno (1997) que marcou sua estréia como diretor. Apesar dos excelentes efeitos visuais o filme foi um fracasso, Dippé só retornaria a direção sete anos depois com esse Frankenfish- Criatura Assassina (2004) seguido de Halloweentown- O Portal (2004) e Pixel- A Garota Perfeita (2004).




Em 2006, Dippé foi um dos fundadores da The Animation Picture Company onde dirigiu as animações Garfield Cai na Real (2007), A Festa do Garfield (2009), Garfield 3D- Um Super Herói Animal (2009), O Mar Não Está Pra Peixe- Tubarões a Vista! (2012), The Boxcar Children (2014) e Michael Jackson's Halloween (2017).




Começando com o filme, um homem está pescando em um pântano na Louisiana quando é atacado por algo que o arrasta para o fundo do rio deixando um rastro de sangue. O xerife local pede a ajuda de um legista da cidade vizinha para saber o que matou o pobre coitado e eles enviam Sam Rivers que nasceu na cidade.




Sam vê o corpo cuja morte foi declarada oficialmente como um ataque de crocodilo mas ele discorda já que as marcas de dentes são diferentes. Sam recebe a ajuda da bióloga Mary Callahan para descobrir o que aconteceu e os dois vão até as profundezas do pântano.




No caminho eles acham o corpo de um crocodilo destroçado, parece que tem um novo predador no pântano. Eles encontram o pescador Elmer que mora no local e ele os leva até uma pequena comunidade no meio do pântano onde o pescador morava.




Na pequena aldeia no pântano moram a feiticeira Gloria que era a esposa do pescador falecido, o casal natureba Roland e Bobbi, o destemido Ricardo além da filha de Gloria, Eliza e o namorado riquinho Dan que estão de visita.




Gloria conta a história de uma criatura lendária que vive no pântano mas eles não acreditam muito nela. Sam, Mary e Elmer vão até o local onde o pescador foi morto e lá descobrem um barco abandonado cheio de cadáveres e quem leva a pior nessa história é Elmer que é atacado e morto pela criatura.




Novos personagens entram na história, o milionário Jeff e seu capanga Anton além do pescador Ben. Eles sabem o que tinha no barco abandonado e vão até o pântano para pegar a criatura que foi criada por eles e que estava sendo transportada na embarcação quando fugiu.




A noite no pântano transforma-se em um pesadelo quando a criatura ataca e mata o casal Roland e Bobbi. Ricardo mostra que realmente é destemido, ele atrai o peixe para sua cabana e o mata com sua faca, a melhor cena do filme que termina com o doido comendo o coração da criatura.




A alegria dura pouco já que outra criatura aparece para se vingar, além de tudo ele consegue andar fora da água. A criatura ataca as cabanas destruído suas fundações e elas começam a afundar, aos poucos ela vai atacando todos sobrando apenas três personagens.




Quando tudo parece perdido os vilões aparecem com um barco, mas eles também são atacados pela criatura. O chefão Jeff sobrevive e conta a origem da criatura, uma das mais ridículas explicações já criadas pelos roteiristas de filmes B.




Eles conseguem ferir a criatura mas ao invés de fugirem pra pedir ajuda eles resolvem seguir o animal mutante para tentar captura-lo vivo o que ainda pode render muito dinheiro mas essa história ainda reserva algumas surpresas.




Um filme B interessante com bons personagens como o legista Sam, o pescador Elmer e o louco de plantão Ricardo além de uma criatura bem desenvolvida mas que podia aparecer mais ao longo da história. Produzido ao custo de apenas 3 milhões de dólares, não é nenhum clássico mas vale uma conferida.

2 comentários:

  1. Assisti esse filme algumas vezes em DVD. Filme interessante, me lembro da época que ele era recém lançamento em fita de vídeo VHS. Vale a pena uma conferida.

    ResponderExcluir