terça-feira, 5 de março de 2019

Tributo- Luke Perry


LUKE PERRY

Morre aos 52 anos o ator de Barrados no Baile e Riverdale




Morreu nessa segunda, dia 4 de fevereiro de 2019 o ator Luke Perry, ele sofreu um AVC na última quarta feira e estava hospitalizado desde então, segundo seu empresário ele faleceu rodeado por familiares e amigos. Nascido em 11 de outubro de 1966 em Mansfield, Ohio nos EUA, o ator ficou conhecido pelo papel de Dylan McKay na popular série Barrados no Baile (1990-2000), atualmente ele integrava o elenco da série Riverdale (2016-2019) no papel de Fred Andrews.







Coy Luther Perry III nasceu em Mansfield-Ohio, filho da dona de casa Ann Bennet e do metalúrgico Coy Luther Perry Jr. Luke foi criado em Fredericktown, Ohio, ele estudou na Frederick High School onde era mascote do time do colégio.




Após terminar o colegial, Luke mudou-se para Los Angeles onde conseguiu seu primeiro trabalho como ator, uma figuração em um episódio da série Voyagers- Os Viajantes do Tempo em 1982, nesse período ele trabalhou em uma empresa de pavimentação de asfaltos e em uma fábrica de maçanetas. Para seguir seu sonho de tornar-se ator, Luke foi para Nova York onde fez centenas de testes antes de conseguir seu primeiro papel, segundo suas contas ele foi rejeitado em 256 testes antes de ser aprovado para participar de um episódio da novela Loving em 1988.




Ainda em 1988 Luke conseguiu um papel regular na novela Another World, foram dez episódios entre 1988 e 1989 no papel de Kenny. Em 1990 o ator foi escolhido pra protagonizar o drama independente Terminal Bliss que teve pouca repercussão, já em 1991 ele teve um pequeno papel no drama Entre Mulheres onde atuou com os astros Faye Dunaway, James Earl Jones e Jennifer Tilly.




A vida e a carreira de Luke Perry mudaram para sempre em 1990 quando foi escolhido para o elenco de um novo seriado que viria a ser tornar um fenômeno entre a juventude: Barrados no Baile. Tendo inicialmente feito teste para o papel de Steve, Luke foi escolhido para interpretar Dylan McKay, o galã rebelde que conquistou o coração do público feminino.




Ao longo de 10 temporadas, Barrados no Baile foi uma série icônica que fez um retrato da juventude rica de Beverly Hills, jovens privilegiados com dinheiro e luxo mas que enfrentavam problemas como todos os jovens incluindo temas polêmicos como uso de drogas, gravidez na adolescência, e violência além muitas histórias sobre namoros e curtição. O elenco contou com nomes como Jason Priestly, Shannen Doherty, Ian Ziering, Tori Spelling, Jennie Garth, Brian Austin Green e Tiffani Amber-Thiessen entre muitos outros.




Com o sucesso da série, Perry tornou-se um rosto conhecido o que o levou a ser convido para participar de filmes no cinema, como as gravações e divulgação de Barrados no Baile consumiam quase o ano todo, o ator acabou atuando em poucas produções nessa época sendo a principal o longa Buffy- A Caça Vampiros de 1992 estrelado por Kristy Swanson, Donald Sutherland e Rutger Hauer, um bom filme que seria reformulado para se transformar em uma série de sucesso.




Em 1994 Luke estrelou 8 Segundos ao lado de Stephen Baldwin, filme baseado na história real do cowboy de rodeio Lane Frost, uma lenda do rodeio americano que foi campeão mundial em 1988 antes de ter um trágico fim. Com várias ofertas de trabalho, no final de 1995 Perry saiu do elenco da série Barrados no Baile para se dedicar ao cinema.




No ano de 1996 o ator estrelou em duas produções, no filme policial Fronteiras do Crime ao lado de Ashley Judd e no filme de ação América em Decadência ao lado dos astros B Eric Roberts e Jennifer Tilly, duas produções de pouco sucesso.




O ano seguinte foi melhor pra sua carreira, em 1997 ele foi astro convidado na série Spin City, estrelou a mini-série Epidemia Mortal ao lado de Kim Catrall, protagonizou o thriller Vítima Perfeita com Gia Caribes, o drama Veias do Ódio com Mario Van Peebles e Lucy Liu e atuou em seu primeiro blockbuster, O Quinto Elemento estrelado por Bruce Willis, Gary Oldman e Milla Jovovich onde vive o coadjuvante Billy.




Com a série Barrados no Baile chegando ao fim, Luke aceita retornar ao papel de Dylan retornando ao seriado no fim de 1998 até seu encerramento em 2000. Com o término da série Luke passou a atuar em produções variadas para cinema, tv e dvd, os destaques desse período são Triângulo da Morte (2001), filme sobre o famoso Triângulo das Bermudas e Viagem ao Centro da Terra (2005) que é um telefilme do canal SyFy.




Em 2001 Luke retornou a tv, primeiro em um episódio da série Visões Noturnas onde teve uma participação memorável como o psiquiatra Dr. Michael Sears e depois com um papel na polêmica série da HBO Oz onde viveu o prisioneiro reverendo Jeremiah Cloutier durante 10 episódios entre 20001 e 2002, outro grande momento de sua carreira.




Luke seguiu na tv tentando emplacar um novo seriado, a série pós-apocalíptica Jeremiah onde interpretava o papel título durou duas temporadas (2002-2004), a série Windfall sobre um grupo de amigos que ganha na loteria durou uma temporada (2006) assim como o drama de surfistas O Estranho de Cincinnati (2007).




Nesse período o ator emplacou um papel na franquia K-9 no lugar de James Belushi, ele estrelou K-9- Um Conto de Natal (2013) e K-9- A Lenda do Ouro Perdido (2014) e também interpretou o cowboy John Goodnight em uma trilogia de telefilmes entre 2011 e 2013.




Em 2016, Luke finalmente conseguiu entrar para uma nova série de sucesso, o drama adolescente Riverdale baseado nos quadrinhos da Turma do Archie onde acompanhamos a vida de um grupo de amigos que frequenta a mesma escola na pequena Riverdale. Luke interpreta Fred Andrews, dono de uma empresa de construção, ele é o pai do protagonista Archie. A série segue em produção e agora deve superar a morte de um de seus protagonistas




Luke também trabalhou como dublador em desenhos como O Incrível Hulk, Mortal Kombat, Esquadrão Marte, Ana Pimentinha e em um episódio de Os Simpsons como ele mesmo. Luke deixou gravado sua atuação no próximo filme de Quentin Tarantino, Once Upon a Time in Hollywood, filme baseado na história de Charles Manson e sua seita de fanáticos.




A filmografia de Luke Perry:

1990 - A Última Viagem (com Alexis Arquette e Tim Owens)




1991 - Entre Mulheres (com Faye Dunaway e James Earl Jones)
1992 - Buffy- A Caça Vampiros (com Kristy Swanson e Rutger Hauer)
1994 - 8 Segundos (com Stephen Baldwin e Cynthia Geary)
1995 - Vacanze di Natale '95 (com Massimo Boldi e Christian de Sica)
1996 - Fronteiras do Crime (com Ashley Judd e Kate Walsh)
1996 - América em Decadência (com Eric Roberts e Jennifer Tilly)




1997 - Veias do Ódio (com Mario Van Peebles e Lucy Liu)
1997 - O Quinto Elemento (com Bruce Willis e Milla Jovovich)
1997 - Vítima Perfeita (com Gia Carides e Francie Swift)
1997 - Epidemia Mortal (com Kim Catrall e Jon Polito )




1998 - Um Olhar Indiscreto (com Gloria Reuben e Adam Baldwin)
1999 - Hoje e Sempre (com James Belushi e Mary Stuart Masterson)
1999 - Storm- Turbulência em Alto Mar (com Martin Sheen e Renée Estevez)
2000 - O Assalto (com Ice T e David Faustino)
2000 - Attention Shoppers (com Casey Affleck e Nestor Carbonell)
2001 - O Inimigo (com Roger Moore e Olivia D'Abo)




2001 - Dirt (com Jennifer Tilly e Patrick Warburton)
2001 - Triângulo da Morte (com Dan Cortese e Olivia D'Abo)
2002 - Presos no Nevoeiro (com Ben Daniels e Jeroen Krabbe)
2002 - Os Implacáveis (com Tom Berenger e Burt Reynolds)
2003 - Down the Barrel (com Tara Price e Marty Ingels)
2005 - Viagem ao Centro da Terra (com Michael Dorn e Marie Ward)
2005 - O Dia em Que o Mundo Pegou Fogo (com Tia Carrere e Peter Fonda)




2005 - Relação Extrema (com Haylie Duff e Marshall Allman)
2007 - Uma Turma Divertida- A Caminho de Casa (com Danny Nucci e Scott Anderson)
2007 - Alice de Cabeça Para Baixo (com Bridgit Mendler e Penny Marshall)
2008 - A Gunfighter's Pledge (com C. Thomas Howell e Kim Coates)
2008 - A Filha da Noiva (com Joanna Garcia e Jason Priestly)




2009 - Antligen midsommar! (com Olle Sarri e Lisa Werlinder)
2009 - Upstairs (com Kelly Harrison e Stella Pejo)
2009 - Silent Venom (com Tom Berenger e Krista Allen)
2009 - O Anjo e O Bandido (com Lou Diamond Phillips e Deborah Kara Unger)
2009 - Agência de Detetives Júnior (com M. Emmet Walsh e Katherine McNamara)
2009 - The Storm (com James Van Der Beek e Teri Polo)




2010 - Boas Intenções (com Elaine Hendrix e Jon Gries)
2010 - A Última Tempestade (com Lauren Holly e Blu Mankuma)
2010 - Redemption Road (com Michael Clarke Duncan e Tom Skerrit)
2010 - Hanna's Gold (com Alana O'Mara e Dan Benson)
2011 - Goodnight Faz Justiça (com Darla Fay e Brett Dier)
2012 - Goodnight Faz Justiça- A Medida de Um Homem (com Stefanie Von Pfetten e Cameron Bright)
2013 - Goodnight Faz Justiça- Queen of Hearts (com Katharine Isabelle e Rick Schroeder)




2013 - Red Wing (com Bill Paxton e Frances Fisher)
2013 - K-9- Um Conto de Natal (com Ariana Bagley e Taylor Negron)
2014 - A Fine Step (com Armand Assante e Leonor Varela)
2014 - The Beat Beneath My Feet (com Lisa Dillon e Simon Lowe)
2014 - K-9- A Lenda do Ouro Perdido (com Ariana Bagley e Brooke Langton)




2015 - Beleza Negra (com Bruce Davison e Sarah Ann Schultz)
2015 - Welcome Home (com Erica Cerra e Camille Sullivan)
2015 - Dragon Warriors (com James Marsters e Kaitlin Doubleday)
2015 - Jesse Stone- Perdido no Paraíso (com Tom Selleck e Leslie Hope)
2016 - Love in Paradise (com Emmanuelle Vaugier e Matt Frewer)




2016 - Coragem Para Vencer (com Danielle Campbell e Aiden Flowers)
2017 - It's Gawd! (com Tommy Chong e Josh Meyers)
2018 - The Griddle House (com Charisma Carpenter e William Sanderson)
2019 - Once Upon a Time in Hollywood (com Margott Robie e Leonardo DiCaprio)




Perry ainda fez participações especiais nas séries Spin City, Will e Grace, Coisas Que Eu Odeio em Você, Lei e Ordem- Unidade de Vítimas Especiais, Mentes Criminosas, Leverage- Acerto de Contas, Raising Hope, Community, Prova do Crime, Crimes Graves, No Calor de Cleveland e Detective McLean.




Luke Perry foi casado com Rachel Minnie Sharp de 1993 a 2003 quando se separaram, o casal teve dois filhos Jack e Sophie que ficaram com toda herança do pai. Em 2015 durante uma colonoscopia o ator descobriu um crescimento pré-cancerígeno na próstata, como foi detectado a tempo ele foi prontamente tratado e tornou-se um defensor do exame de toque. Luke estava noivo de Wendy Madison Bauer que estava a seu lado no fim assim como toda sua família.




Vá em paz, Dylan


Nenhum comentário:

Postar um comentário