domingo, 22 de abril de 2018

Distúrbio Mortal


DISTÚRBIO MORTAL




Estrelado por Gina Gershon (Ligadas Pelo Desejo), Sean Patrick Flannery (Santos Justiceiros) e Michael Biehn (O Exterminador do Futuro)
Dirigido por Evelyn Purcell
Ano: 2002


Telefilme gravado na África do Sul com um pequeno orçamento de 3,7 milhões de dólares, o filme tem como destaque tratar de uma condição psiquiátrica pouco divulgada, a Síndrome de Borderline que é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto imagem e funcionamento onde a pessoa pode apresentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade.






Também conhecida como Transtorno de Personalidade Limítrofe, a doença é tratada de forma superficial pelo filme que preza mais por criar um clima de suspense e bons vilões do que por apresentar uma condição médica. Quem quiser conhecer melhor esse transtorno pode ver ou rever os filmes Gia- Fama e Destruição (1998) com Angelina Jolie e Vanessa Redgrave e Garota, Interrompida (1999) com Winona Ryder e Angelina Jolie.




A bela doutora Lila Coletti é uma experiente psiquiatra que trabalha no presídio Mendleton Hill na Califórnia onde tenta ajudar os detentos, ela tem um cargo importante já que suas avaliações podem contribuir para a condicional dos presos. Ela é divorciada e tem duas filhas pequenas: Sarah e Rebecca.




Ed Baikman é um dos prisioneiros, ele foi condenado por estupro e acabou de conseguir a condicional graças a ajuda de Lila, ele sofre de uma doença chamada Síndrome de Borderline mas a médica acha que ele está em condições de retornar a sociedade. A psiquiatra está passando por uma fase conturbada pois está disputando a guarda dos filhos com o ex marido Paul, ele nunca se interessou pelas crianças mas agora quer criá-las com sua namorada Jenny.




Lila perde a guarda dos filhos devido a seu trabalho e a ameaça que os presos podem representar já que ela contratou um homem em condicional, Ciro Ruiz para realizar algumas reformas na casa. Paul vai buscar as crianças e ela não tem outra opção a não ser entregá-las.




Lila vai afogar suas mágoas em um pulgueiro onde encontra Ruiz, eles conversam e durante a bebedeira ela diz que gostaria de se livrar do ex já que assim sua vida seria melhor. Nessa mesma noite a casa de Paul é invadida, ele e a namorada são mortos e as criaças desaparecem.




Quem comanda a investigação é o detetive Macy Kobaceck junto com seu parceiro Hagen. Lila chega e fica desesperada ao ver os corpos mas ela consegue encontrar as crianças escondidas na casa, algo que a dezena de policiais presentes na cena do crime não foi capaz, um grande ato de incompetência dos guardas mesmo a casa sendo grande.




Lila leva as filhas pra casa e a noite ela recebe a visita de seu namora secreto, o detetive Kobaceck que lhe dá todo o apoio enquanto alguém ronda sua casa. Os detetives acham que o assassino é algum ex prisioneiro que tem ligação com Lila e vão atrás de todos que ela ajudou a libertar, 32 nomes no total enquanto isso ela mantém segredo sobre sua conversa com Ruiz.




Durante as entrevistas dois suspeitos se destacam: Ruiz e Baikman além da dra. Coletti que está mentindo e omitindo informações tanto para sua proteção quanto para manter sua relação com o detetive Kobaceck em segredo. Enquanto Ruiz acredita que o que aconteceu a Paul foi merecido, Baikman está obcecado por Lila seguindo-a por toda cidade.




Kobaceck encontra uma evidência na cena do crime, o pedaço de uma camisa que o leva até Lila. Ela vai com o namorado até a cena do crime onde descobre que o método pelo qual Jenny foi morta é o mesmo que Baikman usava em seus crimes e ele acaba preso.




Kobaceck acredita na história mas seu parceiro Hagen acha que é tudo muito conveniente já que a mulher que descobriu o criminoso conhecia seu histórico e seus métodos e, para piorar, ele descobre do caso entre os dois o que está comprometendo a investigação.




Os detetives pedem a ajuda de Lila, ela interroga Baikman e descobre sobre sua obsessão: Baikman acha que ela o soltou para eles ficarem juntos. Como não tem provas, eles tem que soltar os suspeitos e as coisas pioram para Lila quando seu namorado descobre o testamento do ex marido onde ela é a única beneficiaria.




Baikman chantageia Lila para que eles se encontrem, ele vai até sua casa e ameaça entregá-la a policia o que faz com que Kobaceck vá tirar satisfações com o ex prisioneiro. Ruiz é morto e fazem parecer que foi uma overdose, o problema é que ele morreu injetando remédios controlados que só um profissional teria acesso como é o caso de Lila que trabalha com essas drogas na prisão.




A policia revista a casa de Lila onde encontra a arma do crime, ela é presa e a guarda dos filhos vai para os avós. Lila é enviada para a prisão onde trabalhou durante tantos anos e ela recebe uma oferta da promotoria para confessar os crimes alegando insanidade caso contrário ela pode ser condenada a prisão perpétua ou até a morte.




Lila recusa a oferta, ela vende a casa de Paul para pagar a fiança de 750 mil dólares e vai usar o tempo antes do julgamento para ir atrás de Baikman em um perigoso jogo de gato e rato com consequências imprevisíveis.




Um bom suspense com história envolvente e várias reviravoltas que deixam o espectador sempre em dúvida sobre o caráter dos personagens e o bom e velho quem é o culpado? Boas atuações do elenco contribuem para a história ficar muito acima da média dos telefilmes, vale a pena conhecer essa produção.




Leia também filmes de suspense:

Jogo Assassino (2003)

O Observador (2000)

O Colecionador (2016)




Nenhum comentário:

Postar um comentário