segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Guerra Entre Planetas


GUERRA ENTRE PLANETAS




Dirigido por Joseph M. Newman
Ano: 1955


Filme B produzido pela Universal o que lhe garante efeitos especiais de qualidade para a época, claro que vistos hoje em dias eles parecem simples, até mesmo toscos já elenco é fraco, sem nenhum nome de peso. Guerra Entre Planetas se tornou famoso em 1996 quando foi lançado uma produção chamada O Filme Mais Idiota do Mundo onde várias cenas do filme foram usadas para parodiar o gênero ficção científica. O Filme Mais Idiota do Mundo foi exibido nos cinemas brasileiros e passou algumas vezes na Globo tornando essa produção interessante em piada para o grupo de comediantes do Mistery Cience Theater 3000 que tinham uma popular série de tv na época.






Em Washington o cientista Cal Meacham vive uma estranha experiência quando o avião que pilotava perde o controle e ele é salvo por uma estranha luz verde que o pousa em segurança, evento que é testemunhado somente por seu assistente Joe e pelo controlador de voo Webb.



Cal e Joe estão trabalhando em um revolucionário projeto de energia nuclear, eles recebem peças de um remetente desconhecido e montam uma super máquina através da qual eles fazem contato com um desconhecido chamado Exeter que diz que tem uma tecnologia avançada e convida Cal para fazer parte de suas equipe de cientistas antes dele explodir a máquina chamada de interocitor.



Apesar do receio de Joe, Cal decide aceitar esse misterioso trabalho. Ele embarca em um avião com piloto automático que só tem um lugar e não possui janelas, ou seja, ele não sabe para onde está indo.



Apesar da estranha aparência de Exeter e de todo o mistério, Cal não vai parar em outro planeta e sim em uma ilha particular na Geórgia onde é recebido por sua velha colega Ruth Adams que aparenta não se lembrar dele. Exeter reuniu os mais brilhantes cientistas do planeta para realizar testes nucleares, segundo ele com propósitos pacifistas mas Cal não acredita muito nessa história.



A noite Cal, Ruth e o cientista Steve Carlson vão aos laboratórios onde dividem suas suspeitas quanto a Exeter e ao projeto secreto, Ruth inclusive lhe diz que eles possuem um aparelho que pode reprogramar a mente das pessoas numa espécie de lavagem cerebral que tira seu pensamento livre.



Cal, Ruth e Steve chegam a conclusão que Exeter e seu assistente Brack não são deste planeta apesar de isso estar na cara desde o começo devido a sua aparência. Eles planejam fugir mas são perseguidos pelo sistema de segurança da ilha que explode o carro dirigido por Steve. Cal e Ruth conseguem chegar até o avião, é assim que eles planejam deixar a ilha.



Exeter recebe ordens de seu superior chamado de Monitor para voltar a seu planeta onde ele deve terminar a pesquisa e pra isso ele consegue interceptar o avião de Cal e Ruth em pleno ar e o leva para dentro de seu disco voador e depois ele explode a ilha matando todos que estavam lá e destruindo as evidências de sua passagem pelo local.



Exeter tenta explicar a Cal e Ruth as suas atitudes mas eles o enxergam como um assassino. A nave espacial está indo rumo ao planeta Metaluna mas, para suportar a viagem, os dois tem que ficar em uma câmara criogênica. Quando estão prestes a chegar eles são despertados e descobrem a razão desses alienígenas terem ido tão longe no universo em busca de ajuda.



Os habitantes de Metaluna estão sendo atacados por um planeta vizinho chamado Zagon e sua única forma de defesa é um escudo movido a energia nuclear que cobre todo o planeta. Como eles estão quase sem urânio para ativar os escudos, suas defesas estão fracas e ficando cade vez piores.



Em Metaluna os visitantes descobrem um planeta desolado, a população teve que ser evacuada para o subterrâneo onde tentam sobreviver aos ataques dos zagons. Monitor revela que seu povo virá para a Terra tomar posse do planeta e ordena que a mente de Cal e Ruth seja apagada para que eles tornem-se inofensivos mas os dois se recusam e vão tentar fugir bem quando os escudos de proteção caem. E agora, como terminará essa guerra entre planetas?



Um filme interessante com algumas boas ideias e boas soluções nos efeitos especiais mas com falhas nas atuações e também de lógica, por exemplo a parte do aeroporto onde não tem ninguém pra testemunhar o óvni ou, principalmente, o fato de ninguém comentar a bizarra aparência de Exeter e Brack durante sua estadia na Terra. O roteiro foi baseado em uma história de Raymond F. Jones lançada em 1952, para os fãs de ficção cientifica esse é um filme que merece ser conhecido e reconhecido.




Leia também filmes de ficção científica:

Fogo no Céu

Hangar 18

A invasão Dos Discos Voadores




Nenhum comentário:

Postar um comentário